Competições foram promovidas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e Furnas Centrais Elétricas |
Bruno Belotto e Adolfo Koval tiraram nota nove na prova escrita, a melhor da escola | |
Cerca de 70 alunos das 3as e 4as séries da Escola Municipal Borges de Medeiros, participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e dez deles obtiveram bons resultados. Cinco alunos tiveram boa pontuação na prova escrita, e outros cinco, no lançamento de foguetes – uma das provas da Olimpíada Brasileira de Foguetes. Ambas as competições foram promovidas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e Furnas Centrais Elétricas. Neste ano, o evento aconteceu no dia 15 de maio e foi a primeira vez que alunos da Escola participaram das duas Olimpíadas.
Os alunos que se destacaram na Olimpíada de Foguetes foram: Alison T. Lima Machado, Eduardo Vendramini, Kaio Eduardo Finkler, Renan Diego de Ávila Costa e Victor Hugo Santos Delava. Já os que tiveram boa pontuação na prova escrita foram: Bruno Roberto Belotto, Adolfo Eduardo Bacca Koval, Victor Hugo Santos Delava, Bianca Cristine M. Dornelas e Leonardo Theobald de Souza.
De acordo com o aluno Adolfo Koval (09), que tirou a melhor nota da Escola na prova escrita, juntamente com o colega Bruno Belotto, contou que respondeu com facilidade as perguntas. "Tinham perguntas sobre quem era Galileu, quando o homem chegou à lua, qual o satélite mais próximo da Terra e outras", relatou e acrescentou que adora estudar sobre o sol, as estrelas, os planetas e a distância deles da Terra. "Fiquei feliz e agora quero estudar mais sobre isso", afirmou.
De acordo com a diretora, Nazíria Teixeira, os professores e alunos foram incentivados a participarem dos testes, pois estimulam as crianças a realizarem pesquisas. Todo o conteúdo trabalhado na grade curricular - sistema solar, planetas, satélites, astros – foi cobrado na prova de ciências do primeiro bimestre.
A experiência foi aprovada pelos alunos que demonstraram interesse pelos estudos em astronomia e astronáutica. "As crianças adoraram a Olimpíada, porque tiravam da teoria e colocavam em prática, analisando diversos pontos não vistos nos livros", ressaltou a diretora.
"As notas que os alunos tiraram ficaram um pouco abaixo do mínimo que a Olimpíada premia, mas como foi o primeiro ano e tivemos bons resultados, vamos homenageá-los com uma medalha", relatou Nazíria.
Como méritos pela participação, a Escola recebeu material didático – livros, revistas, mapas escolares, dvds – com noções de astronomia, além de uma luneta que virá no próximo ano e que serão utilizados para incentivar a pesquisa e estudo nas aulas de laboratório de ciências.
A homenagem aconteceu ontem (14) durante uma tarde festiva na Escola. Além disso, houve a escolha do Garoto e Garota Borges de Medeiros e premiação dos alunos que participaram do 1º Festival de Jogos, Ginástica e Dança das Escolas Municipais de Toledo na semana passada.
Da Redação
TOLEDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário