quarta-feira, 25 de agosto de 2010

COMPROMISSO ENTRE ESCOLA E PAIS

Ata do Conselho de Classe 2º Bimestre 2010

Em reunião pedagógica na Escola M. Dr. Borges de Medeiros, no dia 02 de agosto de 2010, foram discutidas as dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem, apropriação dos conteúdos escolares previstos na proposta pedagógica da escola, analisando a prática pedagógica na busca de alternativas, a equipe escolar deliberou:

Continuar com as propostas de reforço escolar já oferecidas pela escola com a professora Teovani no contraturno escolar, reforço pedagógico pela professora Lorena e Professora Elisete nas aulas vagas para alunos dos 2º 3º e 4º anos;
Solicitar o compromisso por parte dos pais em enviar seus filhos que foram convocados para as aulas de reforço, 3º e 4º ano, visto que não há nenhum custo para os pais.
Solicitar compromisso por parte dos pais que enviem seus filhos para os atendimentos de psicopedagogia quando convocados e compareçam à escola sempre que solicitados, para encaminhamentos e orientações.
Convocar os pais para novo encontro da ESCOLA DE PAIS para orientações e sugestões quanto ao horário de estudos e tarefas de casa.

Entre as dificuldades abordadas nos Conselho de Classe: dificuldades de aprendizagem por parte dos alunos, dificuldades emocionais que interferem na aprendizagem, dificuldades de pronúncia e articulação correta das palavras, necessitando de exercícios de fono, defasagens de conteúdos, compromisso com os estudos e realização das tarefas de casa, dificuldades de leitura, compreensão e interpretação, trocas e supressões de letras na escrita, dificuldades ortográficas, indisciplina e falta de cumprimento dos combinados escolares.

A equipe discutiu algumas possibilidades de enfrentamentos destas dificuldades, sendo que é necessário abordar um aspecto de cada vez.
Dentre as possibilidades, foi discutido o horário de estudos e tarefas de casa.


COMPROMISSOS POR PARTE DOS PROFESSORES E EQUIPE PEDAGÓGICA E O QUE ESPERAMOS DOS PAIS EM RELAÇÃO ÀS TAREFAS:

1.A falta da realização das tarefas de casa prejudica o processo de ensino e aprendizagem porque ela é uma continuidade do trabalho escolar;
2.É necessário criar o hábito de estudos para fixar o aprendido em sala de aula;
3.É importante porque cria atitudes de compromisso e responsabilidade/ formação do caráter;
4.Os professores esperam que os alunos leiam com ajuda dos pais e tentem fazer como compreenderam, favorecendo a retomada do conteúdo;
5.Não devem ser feitas pelos pais e sim, supervisionadas;
6.A escola espera retorno dos pais por escrito, quando não conseguir ajudá-los;
7.As tarefas também têm o objetivo de estimular afinidades entre pais e filhos;
8.Quando pais e filhos não cumprem com as tarefas e não justificam, as crianças sentem-se constrangidas em sala de aula perante seus colegas – pensem nisso!
9.Por parte dos professores, as tarefas são planejadas de acordo com os conteúdos trabalhados em sala de aula.
10. Será criada a pasta de tarefas com horário de estudos para 2º, 3º e 4º ano;
11. Todos os bilhetes devem ser assinados pelos pais;
12. Os alunos devem fazer as tarefas do dia;
13. Todas as tarefas serão anotadas nas agendas;



Toledo, 10 de agosto de 2010.

__________________________________
Nome e assinatura dos pais ou responsáveis


FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS TAREFAS

ALUNO_________________________________________________

ANO____________ PROFESSORA____________________________


DATA
HOJE NÃO FIZ A TAREFA DE:
ASSINATURA DO ALUNO:

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